Quem sou eu

O conteúdo de vários sites em apenas um ! Aqui você vai encontrar tudo o que precisa, de um jeito simples,prático e objetivo.Assuntos,dúvidas e dicas,desde faculdades,estágios e tudo relacionado a futuro profissional até moda,diversão e música.

Dicas de um estudante

Melhorar a memória = Melhores resultados 
( Provas,vestibulares,etc .)



Um detalhe importante é que a memória está próxima dos processos biológicos do organismo, ela é seletiva e esse seu caráter mantém um processo interativo com determinadas fases do sono. Durante o sono profundo adquirimos a memória de longo prazo, que é armazenada em uma parte do cérebro conhecida como córtex e tem capacidade ilimitada. Já no hipocampo armazenamos a memória de curto prazo, aquela informação corriqueira (como um número qualquer de telefone ou os algarismos de uma equação feita de cabeça) que guardamos só durante o período necessário e depois descartamos. É por isso que a memória tem de ser modificada a cada instante, para que não sejam armazenadas informações desnecessárias.

Organização
A boa memória depende do nível de inteligência geral, da habilidade verbal e do interesse no que está aprendendo. Portanto, se você não gosta de matemática e não se esforça para aprender, dificilmente os conceitos da matéria ficarão armazenados na sua memória. Além disso, para quem está em maratona pré-vestibular, é preciso encarar a memória como um “grande arquivo”, constituída por pura organização pessoal. Então, para que você consiga armazenar a avalanche de informações diárias que recebe é necessário organizar-se, anotar as idéias, utilizar alguns mecanismos e revisar constantemente a matéria. Veja abaixo algumas dicas para exercitar sua memória e como evitar que ela se torne falha e preguiçosa.
Xadrez
É um ótimo exercício para a memória, pois exige bastante dela. Já reparou que um bom jogador de xadrez nunca esquece suas jogadas?

Atenção
A memória para determinado fato está relacionada à importância que lhe atribuímos e isso pode ser chamado de atenção. A atenção aos detalhes facilita a memorização e é um fator fundamental para aquisição de novas informações.

Alimentação
Algumas vitaminas são essenciais para o bom funcionamento da memória como a tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12, que podem ser encontradas em pães, cereais, legumes e frutas. A água também é indispensável, pois a desidratação pode levar à confusão e outros problemas de pensamento.

Sono
Uma boa noite de sono ajuda a armazenar o que foi aprendido no dia, na memória de longo prazo.

Links mentais
Fazer links mentais relacionando idéias ou conceitos em fatos inusitados pode ajudar a memorizá-los com mais facilidade. Nossa mente memoriza melhor o que é diferente, curioso.

Desintoxicação
Procurar um tratamento ortobiomolecular para uma desintoxicação do organismo pode ajudar, além de fornecer uma reeducação alimentar. Isso porque a boa memória está relacionada também ao bom funcionamento do metabolismo ou a problemas bioquímicos (excesso de chumbo ou mercúrio no organismo, por exemplo).

Análise individual
Relacionar assuntos novos com o que já aprendeu e analisar o que está sendo estudado e chegar a conclusões sozinho ajuda a memorizar o conceito.

Revisão
Revisar uma matéria aumenta exponencialmente a chance de se lembrar dela posteriormente. E mais, relendo um conteúdo há também a repetição do estímulo nervoso de arquivamento da informação e, com isso, a memorização é mais certa.

Mecanismos
Certos mecanismos, como os Mnemônicos, ajudam a desenvolver a memória por meio de princípios artificiais de organização, como as rimas para o ensino de crianças: “um - dois, feijão com arroz...”. As palavras-chave também são mecanismos mnemônicos que auxiliam na memorização de conceitos. Outro mecanismo é o sistema visual-simbólico, um modo de memorização através da associação de idéias ou palavras com objetos. Por meio da comparação sucessiva relacionam-se duas idéias, lembramos de uma e conseqüentemente da outra.

InteresseQuanto maior o interesse, mais facilmente se aprende e se arquiva o conhecimento na memória.

Escrita
Escrever é uma forma de ampliar seu banco de dados e exercitar a memória.


Evite :

Tensão
É impossível memorizar algo se estiver tenso. Para relaxar prenda a respiração e vá soltando devagar.

Má alimentação e Privação de sono
Afetam a capacidade de concentração e a memória de longo prazo.

Remédios milagrosos
Não há medicamentos ou produtos químicos com atividade comprovada para aumentar os coeficientes da memória, o melhor remédio ainda é o treino.

Remédios prejudiciais
Alguns medicamentos que induzem o sono, analgésicos, calmantes e antidepressivos, atuam no cérebro e interferem no circuito da memória.


Ansiedade
De forma intensa pode provocar o chamado “branco”, uma alteração temporária da memória. Além disso, angústia e ansiedade prejudicam a memorização, pois podem provocar a perda da capacidade de realizar uma tarefa e prestar atenção em outra, a chamada “atenção dividida” (Ex.: anotar a matéria enquanto memoriza o que o professor diz).

Mau funcionamento do organismo
A memória não é um fenômeno isolado do organismo, faz parte de todo um sistema, por isso é fácil influenciá-la negativamente, assim como é fácil beneficiá-la. Tudo depende do mau ou do bom funcionamento do organismo.

Sobrecarga
Organize sua rotina, os lapsos de memória podem estar relacionados à sobrecarga de atividades.



Uma ótima dica é o livro : Os 10 hábitos da memorização


                                                                              






A universidade certa pra você !


Se escolher uma profissão para o resto da vida já é difícil, imagine escolher o lugar onde desenvolver seus estudos de maneira que não erre. Essa decisão realmente não é fácil, ainda mais com tantas faculdades surgindo sem parar. Para acertar na hora de eleger a melhor universidade, preste atenção em alguns detalhes:

1 – A instituição possui autorização de funcionamento do MEC (Ministério da Educação)? 
Tenha a certeza de que a faculdade na qual você pensa estudar não é uma escola clandestina. Se isso acontecer você corre o risco de ver o curso fechando antes de se formar ou ainda de não ter direito a um diploma reconhecido para exercer a profissão. Para ter certeza confira se o nome da universidade está na lista do MEC, no site do Inep


2 – Como são os professores do seu curso de graduação? 
A LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) determina que ao menos um terço dos docentes tenha título de mestre ou doutor. Pesquise qual o método de ensino dos professores do curso, suas qualidades e defeitos. A experiência acadêmica apenas não é suficiente para responder às necessidades dos graduandos. Para um curso voltado à prática é essencial que os docentes tenham experiência profissional. 

3 – O que a instituição oferece aos seus alunos? 
Já que você vai passar pelo menos quatro anos num mesmo lugar, tenha a certeza de que a faculdade te oferece instalações confortáveis. A presença de laboratórios bem equipados, salas de aula com carteiras em bom estado, equipamentos modernos e uma biblioteca especializada é fator importante na hora da sua decisão. Se o seu curso for prático, como fisioterapia, por exemplo, a instituição deve oferecer instrumentos semelhantes aos encontrados no mercado de trabalho. 

4 – Você conhece de perto a instituição? 
Nas propagandas você só verá alunos felizes e bem sucedidos porque as universidades não falarão mal de si mesmas. Visitar é a melhor forma de ter certeza daquilo que vai encontrar pela frente. Converse com outros alunos e busque o maior número de informações. 

5 – Qual a distância entre a sua casa e a instituição escolhida? 
Se você for para outra cidade, visite-a antes mesmo de fazer a inscrição para o vestibular. Confira se o lugar é agradável e se oferece moradia para alunos ou imóveis perto da faculdade. Se você vai estudar na mesma cidade onde mora, verifique o tempo que gasta no trânsito, a distância entre a casa e a escola e se os meios de transporte são satisfatórios. 

6 – Quanto é que isto vai custar? 
Se optar por uma universidade particular saiba o valor das taxas, das mensalidades e se este valor altera de acordo com o passar dos semestres. A maioria das particulares tem algum convênio que permite ao aluno financiar os estudos ou ainda ter acesso a uma bolsa parcial ou integral. Se for estudar fora é preciso contabilizar os gastos com moradia, alimentação e transporte.